domingo, 1 de novembro de 2015

J. Cabral o Ultimo teólogo da Universal e seu livro : ‘Religiões, Seitas e Heresias’

354-1
‘Religiões, Seitas e Heresias’ é um livro que, até hoje, é sucesso em vendas.
Na maioria dos sites evangélicos, o produto está esgotado.
A capa acima era de 1992,  estava na 7° edição e fazia parte da ‘Coleção Reino de Deus’, junto com ‘O Espírito Santo’, Nos Passos de Jesus’, ‘O Poder Sobrenatural da Fé’, do Bispo Macedo, ‘A Dose Mais Forte’, do Bispo Renato Maduro, entre outros.

Trata-se de um livro que mostra as faces de todas as religiões do mundo: Catolicismo, hinduísmo, budismo, Testemunhas de Jeová, Igreja Messiânica, Ciência Cristã, Maçonaria, Mormonismo, Hare Krishna,  Seicho-No-Ie, entre outras.
O autor, o professor José Cabral, ou J. Cabral, como ficou conhecido, denuncia através das verdades Bíblicas as artimanhas adotadas por religiões e seitas espalhadas pelo mundo afora, para mostrar uma falsa aparência de santidade, levando, na verdade, à pratica da vontade do mal.
J. Cabral foi pastor, juntamente com o Bispo Macedo e o Missionário R. R. Soares quando começaram a ‘Cruzada do Caminho Eterno’, que deu vida às Igreja Universal e da Graça.
Em 1996, deu uma entrevista à Folha de São Paulo afirmando ser pastor da Igreja Universal.
José Cabral era teólogo, professor e escritor.  Foi o diretor da ‘Folha Universal’, jornal de circulação interna na Universal.
Lecionou em seminários, faculdades de teologia e universidades.
Graduou-se em filosofia e teologia, fez mestrado e doutorado em educação. Publicou diversas obras religiosas.
J. Cabral faleceu em julho de 2002.
No destaque da foto abaixo, aparece junto com o Bispo Macedo e o Missionário R. R. Soares consagrando o Bispo Renato Maduro à pastor.
Livro para baixar e ler acesse: 
http://reliquiasdoreino.org/arquivos/2229

20 comentários:

  1. Só faltou ele incluir a própria Igreja Universal neste livro, pois a mesma é uma seita!
    Ele não foi um grande teólogo
    Apenas mais um herege da corte do Macedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Em você se baseia para dizer isso? J. Cabral tinha base a Bíblia! E você?

      Excluir
    6. Em que você se baseia para dizer isso? J. Cabral tinha base a Bíblia! E você?

      Excluir
    7. Em que você se baseia para dizer isso? J. Cabral tinha base a Bíblia! E você?

      Excluir
  2. Talvez o autor deixou de incluir porque a IURD era uma religião recém-formada - ela foi inaugurada em 1977 - e provavelmente não possuía o mesmo prestígio com o qual manipula as Escrituras Sagradas, semelhantemente, por exemplo, os testemunhas de jeová.

    Não conheço a história do autor, utilizei o livro numa pesquisa sobre os testemunhas de jeová e ao compará-lo com o livro Proclamadores do Reino (publicado pela sociedade torre de vigia) há concordância - ex: os testemunhas profetizaram e continuam profetizando falsamente, continuam alterando ensinamentos que outrora eram inquestionáveis e passiveis de desassociação daqueles que desacreditassem.

    Sobre os dogmas desse grupo religioso quando comparados aos relatos bíblicos e história dos cristãos são diferentes. Ex: Jesus para os discípulos e cristãos do primeiro século tinha um papel mais importante do que os testemunhas Lhe atribuem. Estranho é ouvir os testemunhas de jeová falarem tão pouco sobre Jesus enquanto o antigo testamento apontava para o papel que Ele cumpriria e no novo testamento sempre há citações sobre Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Conheci o Sr Cabral há muitos anos, a única coisa que me lembro é que ele me confidenciou que alguns livros do Macedo na verdade era ele que escrevia, aqui surge o velho adágio. Passarinho canta, mas periquito leva a fama, ou vice versa..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito nisso, e há outros líderes que fazem o mesmo. Eles alegam que o ministério é deles. Então tem que botar seus próprios nomes no livro dos seus subordinados. Isso não é bom! É querer glória a qualquer custo!

      Excluir

  4. Após o falecimento do pastor Cabral, a IURD iniciou uma nova fase e se distanciou um pouco de outras denominações, adotando uma linguagem de comunicação diferenciada para atingir um público específico.

    Esta nova etapa não está associada ao trabalho do pastor J. Cabral, que lutou para aproximar a IURD das denominações históricas.

    Ele foi um teológo brilhante e sua memória merece nosso respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele havia se separado da igreja universal ? diz se que ele nao fazia mais parte dela

      Excluir
  5. Neopentecostal reformado? hahahaha isso é uma contradição em termos.

    ResponderExcluir
  6. Li este livro Religiões,Seitas e heresias no inicio anos 80 fora emprestado devolvi e depois não vi mais, como não encontrei deparei e comprei o livro As religiões no mundo de Irineu Silvio Wilge Franciscano Dr Teologia Dogmática e mais tarde ambos gostei muito devido da imparcialidade nos comentários depois comprei oFalsa doutrinas seitas e reliões de prof Aquino um pouco parcial e Os profetas das religiões de RRSoares.

    ResponderExcluir
  7. Cabral era o chamado GHOST WRITER. Ele escreve, e vc põe o seu nome na autoria. Ele era um homem capaz. Por incrível que pareça, a Igreja Presbiteriana usou o livro dele com base de estudos de Seitas e Heresias. Ninguém nem desconfiou que ele fosse da turminha do Macêdo. Fomos crédulos e idiotas.

    ResponderExcluir
  8. esse pastor j. cabral tive noticias dele ha alguns anos que ele havia rompido com o macedo, que não era mais da seita dele

    ResponderExcluir